sábado, 18 de dezembro de 2010

Algumas saidas...

Pescaria Lisboeta (boia)

 Fui a Lisboa visto ser Fim de Semana prolongado, feriado nacional e lá vou eu e o os meus companheiros “Blé” e “Nuno dos gémeos” rumo ao pesqueiro seleccionado.
Chegamos ao local, fabricámos o engodo de sardinha e lá fomos nós para o “spot”.
Começámos a tirar uns sargos e até me estava a safar bem… Ainda nem a garrafa de tinto ia a meio desaparece a bóia do Nuno repentinamente, começa uma luta tremenda, vimos logo que era bicho de bom porte! Depois de bem trabalhado veio ao de cima, “Blé” no auxílio e lá teve que ir para o saco um robalote de 2.300kg. 


A pescaria continuou o “Blé” “chorava” e lá sacámos mais uns sargos, ainda tive tempo para me espalhar numa rocha com peixe e cana na mão (larga-los nem pensar… lol), perdi 1 bom sargo por ser teimoso de não usar o camaroeiro (com os erros é que se aprende…) e depois o mar virou e o peixe fugiu…
A pescaria deu 3.500 de sargo e o exemplar do cagão do Nuno com 2.300kg.

Convívio + pescaria = Saldo positivo

Nelson Sacramento
Abraço

Eles queriam Marias


Fomos fazer uma um pescaria ao nascer do dia, viragem de maré e o vento nem soprava. luxo!
Começamos por utilizar amostras Low-Cost (Westlab, Dansel e Akada) e nada... então decidimos optar por as Marias Angel Kiss que têm mais que provas dadas e eles lá começaram a sair! Fica aqui o registo.

Material:

Cana Shimano Beastmaster 2.70m
Cana Hiro Basalto 3m 
Carretos Daiwa Regal 4000
Amostras Maria Angel Kiss

O cabeçudo...


Mais um dia de faina e eu e o meu companheiro Nelson e agora “Mister” fomos rumo ao pesqueiro que tinha sido uma aposta dele. As condições apresentavam-se ideais vento fraco pelas costas e mar de metro. Observamos a ondulação e lá se avistavam alguns labrax, bom pressagio! Começamos com amostras afundantes mas o estado do pesqueiro (maré-baixa) não o permitia visto acontecerem muitas prisões das amostras, então mandamo-nos para amostras de superfície a tentar a nossa sorte com a estreia duma Daiwa DC minnow. Primeira captura e vem uma tainha pela barriga (lol) e comentei com o meu compadre “há tainhas há robalos”. Continuei mas mesmo assim a amostra prendeu e como eu tinha fé nela fui busca-la a nado…
De seguida mudei um pouco mais para a esquerda para evitar as prisões, o meu companheiro gritou “ta granda cabeçudo ai a frente!” ao primeiro lance e zaaaazzzz!!!!!!!!
ZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!! Drag a cantar e uma corrida frenética para a direita paralelamente a praia! Adrenalina no auge e fui trabalhando o menino! Fomos sempre sobre rochas com ajuda do meu companheiro que me indicava o melhor caminho (queríamos tira-lo pela praia) entre mergulhos para “refrescar” sempre com muito cuidado, ao sabor da maré lá veio o menino ter com os spinnerz! Um belo cabeçudo que acusou na balança 4.880kg.


Material:

Cana Hiro Basalto 3m
Carreto Daiwa speedfire 2500
Linha Monofilamento Trabucco T Force 0.30
Amostra Daiwa Chugger minnow – Laser green shiner

Como podem ver o material não me inspirou muita confiança… tinha ido lá só matar o vicio e olha… 

Dia Catch & Release

Dia Catch & Release

Após sucessivas “grades” fui novamente a pesca, desta vez com o meu companheiro “Djudju” que se ia estrear nas andanças do spinning. Metemos o material no carro e lá fomos nós rumo ao pesqueiro. A maré estava ideal, o vento nem corria e estava um calor abrasador parecia primavera! Meti-me de t-shirt e lá começaram os lances…
Não demorou muito para a primeira captura, tratava-se de um juvenil robalo e nas perfeitas condições foi devolvido ao seu habitat natural.

Fica aqui o vídeo:


De seguida capturei mais um cachaçito. Eu e o meu companheiro já pregávamos que era o dia das libertações.


Alguns instantes depois o “Djudju” fez a sua estreia com um jovem um pouco maior que a amostra, incrível como um robalo daquela envergadura se joga a uma amostra daquele tamanho. (foi a única captura do “djudju” nada mau, eu na minha estreia nem os cheirei)

Um pouco depois sinto um toque, ferro qualquer coisa mas o seu comportamento era estranho, quando veio ao de cima vinha de lado e não conseguia perceber que espécie era aquela. Quando chegou a terra deparei com um peixe-agulha que vinha ferrado e enleado uma data de voltas na minha linha! (que trabalheira)



Após momentos sem capturas surgiu o exemplar do dia com modestas 750 gramas e 43 cm mas que deu uma grande foto de um belo prateado!


Cana: Shimano Beastmaster 2.70
Carreto: Daiwa Regal 4000
Amostras: Westlab macua A40 / Dansel Slimma A1